DICA DE SETUP ALTURA DO CARRO
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DICA DE SETUP ALTURA DO CARRO
Há duas razões que explicam o motivo por uma altura baixa ser melhor.
1 - Uma baixa altura mantém baixo o centro de gravidade do carro. (CG).
Um baixo CG reduz a inclinação (roll) nas curvas. Abaixar o centro de gravidade traz benefícios em curvas e frenagens. A vantagem é que o carro roll (inclinação lateral) e pitch (arremetida) menos como resultado do centro de gravidade mais baixo, mais resposta a mudança de direção ou frenagem.
2 - O fundo do carro é bem próximo a superfície da pista pois diminui a passagem de ar sob o fundo do carro e aumenta a eficiência do efeito-solo. O ar quando passa por este espaço cria um efeito chamadoventuri gerado pela abertura entre o fundo do carro e a superfície da pista e gera uma sucção ou downforce que melhora a aderência e tração dos pneus. Neste caso é vital que a altura dianteira seja menor que a altura traseira. Todo o fundo do carro gera um efeito que funciona como uma asa invertida.
- É importante que o carro não toque o solo. Quando o carro tocar o solo, você perderá velocidade e você também pode desgastar a prancha e ser desclassificado.
- Correr com suspensão mais macia realmente não é a resposta, se a suspensão é muito macia e a altura é muito baixa, o carro com certeza vai arrastar no solo diminuindo a velocidade do carro. Um acordo entre suspensão rígida e suspensão macia tem que ser feita.
- Abaixando a altura na dianteira aumentará a aderência no eixo dianteiro e causará oversteer em um carro equilibrado ou corrigirá understeer, e o oposto se você diminui altura traseira.
Ajuste o carro para a mais baixa altura possível e então afine aumentando a dianteira ou a traseira só um pouco para manter um equilíbrio neutro.
1 - Uma baixa altura mantém baixo o centro de gravidade do carro. (CG).
Um baixo CG reduz a inclinação (roll) nas curvas. Abaixar o centro de gravidade traz benefícios em curvas e frenagens. A vantagem é que o carro roll (inclinação lateral) e pitch (arremetida) menos como resultado do centro de gravidade mais baixo, mais resposta a mudança de direção ou frenagem.
2 - O fundo do carro é bem próximo a superfície da pista pois diminui a passagem de ar sob o fundo do carro e aumenta a eficiência do efeito-solo. O ar quando passa por este espaço cria um efeito chamadoventuri gerado pela abertura entre o fundo do carro e a superfície da pista e gera uma sucção ou downforce que melhora a aderência e tração dos pneus. Neste caso é vital que a altura dianteira seja menor que a altura traseira. Todo o fundo do carro gera um efeito que funciona como uma asa invertida.
- É importante que o carro não toque o solo. Quando o carro tocar o solo, você perderá velocidade e você também pode desgastar a prancha e ser desclassificado.
- Correr com suspensão mais macia realmente não é a resposta, se a suspensão é muito macia e a altura é muito baixa, o carro com certeza vai arrastar no solo diminuindo a velocidade do carro. Um acordo entre suspensão rígida e suspensão macia tem que ser feita.
- Abaixando a altura na dianteira aumentará a aderência no eixo dianteiro e causará oversteer em um carro equilibrado ou corrigirá understeer, e o oposto se você diminui altura traseira.
Ajuste o carro para a mais baixa altura possível e então afine aumentando a dianteira ou a traseira só um pouco para manter um equilíbrio neutro.
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